Postagens

Mostrando postagens de Junho 20, 2010

Imagens de Imaginários

Imagem
Fotos de Paulo Aranha 

Dossiê 9: Hollis Frampton o lendário poeta do digital e do cinema experimental

Imagem
Fotos de Frampton

"Este filme metáforas toda uma vida humana: nascimento, sexo, morte - é o dispositivo de enquadramento dos dedos e palma da mão do fabricante, onde outros só tentativa de ler o futuro." - Stan Brakhage
Hollis Frampton(foto) é conhecido pela grande inteligência e incansável que ele trouxe para os seus filmes no início dos anos 60, até sua morte em 1984. Além de ser um importante cineasta experimental, foi também realizado um fotógrafo e escritor, e na década de 1970 contribuíram significativamente para o campo emergente da ciência da computação. Ele é considerado um dos pioneiros do que veio a ser chamado de estruturalismo, um estilo influente do cinema experimental que usa os elementos básicos da linguagem cinematográfica para criar trabalhos que investigam forma de filme em detrimento do conteúdo da narrativa tradicional. Junto com Michael Snow e Stan Brakhage, ele é uma das grandes figuras a emergir da comunidade cinematográfica New York avant-garde dos an…

Renato Godá no Cinematheque Música Contemporânea

Imagem

Neville d’Almeida no projeto da Vila das Artes

Imagem
Foto:Humberto Franco
Neville d’Almeida(foto), fotógrafo, desenhista, artista-plástico, escultor e cineasta, é o primeiro (de quatro) encontro ou residência, no dia 22 de junho.
Neville é um dos ícones do Cinema Brasileiro que através de sua trajetória original uniu invenção artística com consagração popular. Entre seus filmes destaque para "A Dama do Lotação" e “Rio Babilônia". Suas obras já venceram vários festivais do cinema nacional. Além de fotógrafo e roteirista é escultor e criador de intervenções espaciais e instalações.
Atualmente, prepara o livro “Cinema – Quase Cinema – Além Cinema” sobre sua vida e suas obras que deverá ser lançado até julho deste ano pela Editora Azougue.
O Cinema e a Cidade foi pensado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes para o curso de Realização em Audiovisual que forma novos realizadores em 2011.
A programação se abre também para a cidade - interessados, pesquisadores estudantes e profissionais do audiovisual - a partir d…

Dossiê 8: Jonas Mekas Poeta da Vanguarda

Imagem
Allen Ginsberg

Jonas Mekas (foto) nasceu em 1922 na aldeia agrícola de Semeniškiai, Lituânia, atualmente vive e trabalha em Nova York. Em 1944, ele e seu irmão Adolfas foram tomadas pelos nazistas para um campo de trabalho forçado em Elmshorn, Alemanha. Após a guerra ele estudou filosofia na Universidade de Mainz.


Andy Warhol

No final de 1949 a Organização das Nações Unidas para os Refugiados levou os dois irmãos de New York City, onde se estabeleceu em Williamsburg, Brooklyn. Duas semanas depois de sua chegada em Nova York, ele pediu dinheiro emprestado para comprar e começou a sua primeira sala Bolex gravar breves momentos de sua vida. Ele logo ficou profundamente envolvido no movimento cinematográfico americano Avant-Garde.
Em 1954, juntamente com seu irmão, começou a revista Film Culture, que logo se tornou a publicação mais importante no filme os E.U.A. Em 1958 iniciou sua coluna Movie Jornal Legendary no Village Vo…

Dossiê 7: Imagens do mundo poético de Paolo Gioli

Imagem
Paolo Gioli acrescenta a pintura e desenho, serigrafia e uma litografia e aprofundou seu interesse crescente para o cinema e a fotografia, focando principalmente experimental.
Nasceu em 12 outubro de 1942, freqüentou a escola em Sarzano. Com dezoito anos conheceu o escultor Virgilio Milani e começou a freqüentar o seu estudo. Em 1960, ele começou a trabalhar como decorador numa oficina de cerâmica, nisso conhece Carla Schiesari, com quem se casou em 1969. De 1960 a 1963 freqüentou a Escola Livre do Nu, Academia de Belas Artes de Veneza. Luciano Gaspari e Giuseppe Santomaso incentivaram desenhar e pintar e, em seguida Emilio Vedova, enquanto as visitas contínuas aos museus e galerias de arte, e visitas freqüentes ao Arquivo Histórico Bienal coleção Guggenheim e torná-lo consciente da Avant-garde. Desde o final da década de 1960, quando o Sarzano-nascido artista, Venice-educado encontrou pela primeira vez os estratagemas cinema de Stan Brakhage, Hollis Frampton, e Michael Snow, durante um…