Postagens

Mostrando postagens de Março 7, 2010

Palestra com Gary Hill no MIS Online

Imagem
Um dos principais nomes da videoarte, o norte-americano Gary Hill vem ao Brasil para proferir palestra no MIS. Gary Hill abordará temas como videoarte, seu trabalho e processo criativo, além de responder a perguntas do público. Na década de 70, depois de explorar as potencialidades da escultura, o norte-americano Gary Hill se voltou para a videoarte, promovendo desde então a integração entre arte e novas tecnologias. Na volta do artista ao Brasil, depois de 12 anos, as novas mídias já vão muito além do vídeo. A exposição Circumstances/Circunstâncias reúne cinco de seus trabalhos, incluindo uma videoinstalação inédita completamente realizada em computação 3D. “Logo depois de começar a trabalhar com mídias eletrônicas, eu me prendi às aparentemente infinitas possibilidades da imagética eletrônica e me senti desorientado diante da necessidade de delimitar meu campo para fazer algo acontecer ao invés de assisti-lo acontecer”, afirma Gary Hill. “Minha saída diante deste impasse foi usar me…

Fernando Birri faz 85 anos de amor a vida e ao Cinema.

Imagem
Um dos maiores representantes do audiovisual latinoamericano, nesta semana no dia 13 de março, Birri vai completar seus 85 anos, o grande mestre do cinema. O mestre é formador de uma geração, na Escola de Cine de Santa Fé - Argentina, no fim dos anos 1950, espalhou um rastro de energia criativa que nunca mais se apagou, entre nossos cineastas.
Como membro fundador do Comitê de Cineastas da América Latina teve sempre papel fundamental na manutenção dos laços expressivos entre nossas cinematografias e consolidou essa função como o criador e primeiro diretor geral da EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños - Cuba. A Escuela de Três Mundos, como preferia chama-la. Centro de formação para realizadores de América Latina, Ásia e África.


A EICTV foi inaugurada em 15 de dezembro de 1986 como a iniciativa mais vibrante da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, presidida por Gabriel Garcia Márquez e de cujo Conselho Fernando Birri faz parte.