Postagens

Mostrando postagens de Agosto 1, 2010

Gilbert Shelton um lugar entre os pioneiros das HQs underground vem ao Brasil

Imagem
Nascido em 1940 em Houston, Texas, Gilbert Shelton é considerado para ser um dos cartunista mais influente da América. Ele gastou muito de seu início de carreira que trabalham para várias revistas e empresas de cartão de cumprimentos. Ele se mudou para San Francisco no verão de 1968 e foi aqui que Shelton criou sua tira mais famosas dos quadrinhos "O fabuloso irmãos Furry Freak '. Isto tornou-se um dos quadrinhos mais populares do underground e trouxe muita atenção ao seu trabalho. Shelton mais tarde co-fundador da "Rip Off Press" para desenvolver seus projetos.Considerado por muitos como um exímio contador de histórias e artista, ele é considerado para ser um dos melhores cartunistas que vieram da cena underground em quadrinhos - Outros títulos incluem Cat Fat Freddy's. Em 1985, Gilbert mudou-se para Paris, onde ainda vive e trabalha.Rock’n’roll. Embora ainda faça de tempos em tempos histórias dos Freak Brothers e do Fat Freddy’s Cat, o cartunista tem se dedica…

Criador, Mestre, Guru, Pai dos HQ Underground Robert Crumb vem ao Brasil pela primeira vez

Imagem
Esta será a primeira visita de Robert Crumb ao Brasil, participa da Festa Literária de Paraty neste sábado (7), além de participar da Flip, o autor também fará uma palestra em São Paulo, no dia 10, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915), a partir das 19h30, também com a participação de Shelton e com mediação do quadrinista paulistano Caco Galhardo.
Nascido em 1943, Crumb é um dos principais nomes dos quadrinhos undergrounds dos EUA. Ele criou a revista “Zap Comix” na São Francisco dos anos 60, ao lado de artistas como Shelton, Victor Moscoso, Robert Williams e Rick Griffin, entre outros.
Injetando sexo, drogas e rock’n’roll nas HQs, Crumb influenciou inúmeras gerações de desenhistas. Ele também ilustrou inúmeras capas de discos, incluindo “Cheap thrills”, disco da primeira banda de Janis Joplin, Big Brother & The Holding Company.

Exposição traz trabalhos de Keith Haring no Brasil

Imagem
Photo by Kate Simon
Photo by Annie Leibovitz

Photo by Andy Warhol
Neste sábado (31) abriu em São Paulo a exposição “Selected works”, que traz trabalhos inéditos no Brasil do artista norte-americano Keith Haring. Pioneiro na fusão de arte moderna com graffiti na Nova York dos anos 80 ao lado de artistas como Kenny Scharf e Jean Michel-Basquiat, Haring morreu por complicações relacionadas à Aids aos 31 anos de idade.Os documentários Drawing the line, dirigido por Elisabeth Aubert, e The Universe of Keith Haring, dirigido por Chistina Clausen, fazem parte da programação, onde também a fotos, escritos, cartas, materiais, etc. Sob o comando da curadora americana Sharon Battat, da Litmedia Productions, a mostra é uma boa oportunidade para conhecer o trabalho do artista que é considerado um ícone da cultura underground da Nova Iorque da década de 80. Keith passou pelo Brasil diversas vezes, especialmente em Salvador, onde deixou dois de seus painéis. Inclusive faz parte da programação da exposi…