Postagens

Mostrando postagens de Junho 6, 2010

Ocupação do Guru e Pensador do Cinema Marginal

Imagem
"Ocupação Rogério Sganzerla" O diretor Rogério Sganzerla (1946-2004) que abriu caminho para o cinema marginal é tema de mostra, com roteiros e anotações do autor, trechos de filmes e fotos de bastidores, exibição dos seus filmes, debates, exposição de objetos que permearam a vida e a carreira do cineasta ocuparão o espaço no Itaú Cultural. Duas preciosidades - o material bruto do filme "O Anjo Mijou Fora do Baralho" e 40 minutos de sobras das filmagens de "Carnaval na Lama" - serão exibidas. "Carnaval na Lama" foi levado para um festival na França e sumiu. Três grandes referências de Sganzerla estarão presentes na exposição: Noel Rosa, em curta-metragem; Jimi Hendrix, em guitarras manuseadas pelos visitantes, que evocam cenas da filmografia dele; e Orson Welles, por quem o cineasta tinha grande admiração, em filmes e debates. A curadoria ficou por conta do cineasta e pensador Joel Pizzini. Programação: Dia 9, às 18h, exibição de "Documentário&…

O fotógrafo britânico Brian Duffy vai deixar saudades

Imagem
O fotógrafo britânico Brian Duffy, cujas imagens capturaram o espírito dos anos 60, morreu aos 76 anos, ele sofria algum tempo de uma doença pulmonar.
Em 1979, o nome de Duffy ganhou o mundo ao queimar parte de seu trabalho em uma fábrica de celulose. Antes de se dedicar a fotografia, o artista estudou desenho para ficar mais perto das meninas bonitas. Duffy também faz fama no mundo musical. Ele realizou retratos de artistas como Blondie, Black Sabbath e John Lennon e é o autor de uma das capas de discos mais famosas de todos os tempos: "Aladdin sane", de David Bowie. Junto dos colegas David Bailey e Terence Donovan, Brian Duffy formava "The Black Trinity" (A trindade negra), um trio de fotógrafos famosos por seus retratos de atores, modelos e músicos na 'Swinging London' dos anos 60.
Brian Duffy estudou estilismo na St. Martins School antes de estrear na carreira de fotógrafo em 1957, na edição britânica da revista Vogue. Também trabalhou para a Elle de Pari…