Postagens

Mostrando postagens de Abril 11, 2010

Nitsche e Tozzi: a pop art brasileira

Imagem
Nascidos em São Paulo, Marcello Nitsche (1942) e Claudio Tozzi (1944), viveram como jovens artistas no início da década de 1960 o impacto da pop art da qual Warhol é ícone. A mostra Nitsche e Tozzi: a pop art brasileira reúne 17 obras de cada artista. A exposição permanecerá até 21 de maio.

O curador da exposição, o crítico Jacob Klintowitz, diz: “A pop art é um produto direto da sociedade de produção e consumo em massa. É a maneira de a arte ver o universo dos objetos, o mundo das coisas. A nossa é muito diferente da americana, pois tem um caráter crítico, irônico, político e, às vezes, carnavalesco. Marcello Nitsche e Claudio Tozzi estão entre os melhores. Eles são profundamente originais e conseqüentes e criaram uma extensa iconografia. Com a atual exposição de Andy Warhol na Pinacoteca de São Paulo, e o brilho, eficiência e objetividade de seus trabalhos, é uma boa hora para observar estas diferenças.”

As duas exposições patrocinadas pelo Citi são uma excelente oportunidade para se…

Thomaz Farkas imagens preciosas

Imagem
Thomaz Farkas, fotógrafo, produtor, cineasta, nasceu em Budapeste em 1924 e veio para o Brasil com 6 anos. Na Cinemateca Brasileira nesta semana recebeu uma homenagem, instituição da qual é ex-presidente e membro do Conselho. Na ocasião foi lançado a caixa, com 7 DVDs, do Projeto Thomaz Farkas (Vídeo Filmes/Cinemateca), e em seguida foi exibido o curta Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, de sua autoria. Farkas deu impulso aos documentários em dois movimentos: no primeiro, com os quatro médias-metragens depois reunidos no formato de longa com o título Brasil Verdade (1965): Memória do Cangaço, de Paulo Gil Soares, Subterrâneos do Futebol, de Maurice Capovilla, Nossa Escola de Samba, de Manuel Horacio Giménez, e Viramundo, de Geraldo Sarno. Em seguida, entre 1969 e 1970, Farkas conduziu pelo interior do País técnicos e jovens diretores para registrar o que viam. Dessa iniciativa, resultaram os 19 curtas e médias da chamada Caravana Farkas.Além dos quatro documentários de Brasil Ver…