Ocupação do Guru e Pensador do Cinema Marginal

"Ocupação Rogério Sganzerla"
O diretor Rogério Sganzerla (1946-2004) que abriu caminho para o cinema marginal é tema de mostra, com roteiros e anotações do autor, trechos de filmes e fotos de bastidores, exibição dos seus filmes, debates, exposição de objetos que permearam a vida e a carreira do cineasta ocuparão o espaço no Itaú Cultural.
Duas preciosidades - o material bruto do filme "O Anjo Mijou Fora do Baralho" e 40 minutos de sobras das filmagens de "Carnaval na Lama" - serão exibidas. "Carnaval na Lama" foi levado para um festival na França e sumiu. Três grandes referências de Sganzerla estarão presentes na exposição: Noel Rosa, em curta-metragem; Jimi Hendrix, em guitarras manuseadas pelos visitantes, que evocam cenas da filmografia dele; e Orson Welles, por quem o cineasta tinha grande admiração, em filmes e debates. A curadoria ficou por conta do cineasta e pensador Joel Pizzini.
Programação:
Dia 9, às 18h, exibição de "Documentário" e "A Mulher de Todos" seguida de debate com Helena Ignez, Joel Pizzini, Júlio Bressane e Roberto Turigliatto. Dia 10, às 17h30, exibição de "B2" e "Sem Essa, Aranha" seguida de debate com Antonio Urano, Helena Ignez, Hermani Heffner e Maria Gladys. Dia 13, às 15h, exibição de "Noel por Noel" e "Tudo É Brasil". Às 17h, exibição de "Olho por Olho" e "Belair". Às 20h, exibição de "Irani" e "O Signo do Caos". Dia 16, às 17h, exibição de "Helena Zero", "A Reinvenção da Rua" e "Perigo Negro". Dia 17, às 17h, exibição de "Um Sorriso", "Por Favor: O Mundo Gráfico de Goeldi" e "Horror Palace Hotel - O Gênio Total", "Bom Jesus da Lapa - O Salvador dos Humildes" e "O Pedestre". Dia 18, às 16h, exibição de "Linguagem de Orson Welles" e "Nem Tudo É Verdade". Às 18h, exibição de "It''s All True - Based On an Unfinished Film by Orson Welles" seguida de debate com Bill Krohn, Catherine Benamou, Ismail Xavier e Samuel Paiva. Dia 19, às 15h, exibição de "A Vermelha Luz do Bandido" e "O Bandido da Luz Vermelha". Às 17h, exibição de "A Cidade do Salvador" (Petróleo Jorrou na Bahia) e "Sem Essa, Aranha".
Ocupação Rogério Sganzerla - Exposição. No Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, São Paulo. Tel.: 2168-1777. Ter. a 6ª, das 9h às 20h; sáb, dom. e feriado, das 11h às 20h. Grátis. Até 18 de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dossiê 11: A arte e a vida de Paulo Bruscky na poesia visual e no experimentalismo.

Fotomontagens de Jorge de Lima a ilustre vanguarda