Palestra com Gary Hill no MIS Online




Um dos principais nomes da videoarte, o norte-americano Gary Hill vem ao Brasil para proferir palestra no MIS. Gary Hill abordará temas como videoarte, seu trabalho e processo criativo, além de responder a perguntas do público. Na década de 70, depois de explorar as potencialidades da escultura, o norte-americano Gary Hill se voltou para a videoarte, promovendo desde então a integração entre arte e novas tecnologias. Na volta do artista ao Brasil, depois de 12 anos, as novas mídias já vão muito além do vídeo. A exposição Circumstances/Circunstâncias reúne cinco de seus trabalhos, incluindo uma videoinstalação inédita completamente realizada em computação 3D. “Logo depois de começar a trabalhar com mídias eletrônicas, eu me prendi às aparentemente infinitas possibilidades da imagética eletrônica e me senti desorientado diante da necessidade de delimitar meu campo para fazer algo acontecer ao invés de assisti-lo acontecer”, afirma Gary Hill. “Minha saída diante deste impasse foi usar meu corpo e sons da fala primordialmente como expressão, mas também como um material que eu poderia lançar contra estes sinais efêmeros e interferir na imagem e sua maneira de estar sempre presente. Eu poderia dizer que me desprogramei do culto à imagem que ainda continua a crescer diariamente”.
Sobre Gary Hill Gary Hill (Califórnia, 1951) é um dos artistas que melhor compreendeu e mais habilmente soube promover a integração entre a arte e as novas tecnologias. Começou sua carreira como escultor para, nos anos 70, explorar as possibilidades do vídeo em Woodstock – numa época em que se discutia a descentralização da produção e a possibilidade da criação independente em comunidades alternativas -–, ele vem desenvolvendo uma constante e impactante obra. Também promove uma estimulante combinação de meios, na qual a comunicação com o espectador/participante é imediata.
Retirar ingresso com uma hora de antecedência.
Os ingressos retirados no dia 19 de janeiro devem ser validados na recepção do MIS até às 19h45. Após esse horário, os ingressos serão distribuídos ao público presente.
Haverá tradução simultânea.
O evento também será transmitido ao vivo pelo site do MIS em inglês e com tradução em português.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dossiê 11: A arte e a vida de Paulo Bruscky na poesia visual e no experimentalismo.

Fotomontagens de Jorge de Lima a ilustre vanguarda