Neville d’Almeida no projeto da Vila das Artes

Foto:Humberto Franco
Neville d’Almeida(foto), fotógrafo, desenhista, artista-plástico, escultor e cineasta, é o primeiro (de quatro) encontro ou residência, no dia 22 de junho.
Neville é um dos ícones do Cinema Brasileiro que através de sua trajetória original uniu invenção artística com consagração popular. Entre seus filmes destaque para "A Dama do Lotação" e “Rio Babilônia". Suas obras já venceram vários festivais do cinema nacional. Além de fotógrafo e roteirista é escultor e criador de intervenções espaciais e instalações.
Atualmente, prepara o livro “Cinema – Quase Cinema – Além Cinema” sobre sua vida e suas obras que deverá ser lançado até julho deste ano pela Editora Azougue.
O Cinema e a Cidade foi pensado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes para o curso de Realização em Audiovisual que forma novos realizadores em 2011.
A programação se abre também para a cidade - interessados, pesquisadores estudantes e profissionais do audiovisual - a partir do dia 16 de junho com a mostra de filmes do cineasta dentro da programação do Cineclube Vila das Artes; uma exibição pública no Farol Velho, no Titanzinho ( Praia do Futuro) e em parceria com o Banco do Nordeste (BNB) o cineasta participará do programa Papo XXI, realizado anualmente pela instituição.
O projeto da Vila das Artes lança luz sobre novos olhares para produções audiovisuais ao promover outras possibilidades de encontros com cineastas “o importante é que vamos manter um diálogo entre esses cineastas e a cidade. A cada edição o cineasta convidado percorrerá alguns lugares da cidade, para conhecer o cotidiano de algumas comunidades, das pessoas que vivem aqui e disso resultará um vídeo” explica Lenildo Gomes coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Durante a residência o cineasta percorrerá com os alunos do Curso de Realização locais como o Centro da cidade, o Mucuripe e o Titanzinho para vivenciar o cotidiano e as histórias que passam nos bairros.
Esse vídeo será produzido pelos próprios alunos e incluirá ainda o debate do cineasta no Papo XXI. Após os quatro encontros será produzido uma coletânea O Cinema e a Cidade que além de ser distribuído para instituições será veiculado na Rede Pública de Televisão.
A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria de Cultura, desde 2006 fomenta a formação em arte, apoio a produção, incentivo a pesquisa e a difusão cultural.
Cineclube Vila das Artes -Mostra Neville D’Almeida
PAPO XXI Centro Cultural do Banco do Nordeste (BNB)
R. Floriano Peixoto, 941, Centro.
De 23 a 26 (quarta a sábado)
Viagem pela Cidade - onde o cineasta convidado percorre lugares da rotina da cidade como mercados, centro da cidade, praias, bares, filmando e sendo filmado nesse percurso.
Dia 24 (quinta)19h (aberto ao público)
Cinema nas Ruas Exibição de um filme de Neville D’ Almeida
Farol Velho, no bairro do Titanzinho – Praia do Futuro Serviço
O Cinema e a Cidade – programação de 16 a 24 de junho na
Vila das Artes – R. 24 de Maio, 1221, Centro,
Centro Cultural Banco do Nordeste - R. Floriano Peixoto, 941 – Centro
Farol Velho, no Titanzinho, Praia do Futuro.
Info. pelo tel:(85) 3252-1444 / 3105-1404
www.fortaleza.ce.gov.br
www.twitter.com/viladasartes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dossiê 11: A arte e a vida de Paulo Bruscky na poesia visual e no experimentalismo.

Fotomontagens de Jorge de Lima a ilustre vanguarda